top of page

Kappa e Anjos

O que essas duas experiências tem em comum?


Durante a pandemia, assim como outras produtoras, a B&C teve que se reinventar. Nosso treinamento para atores parou compeltamente o modo virtual e passamos a fazer tudo online.


A difícil e complexa tarefa de analisar e dirigir atores de modo online nos levou a caminhos e experiências completamente diferentes das que estávamos acostumados.


O ator Marcus Anoli havia entrado recentemente em nosso treinamento. Isolado na cidade de Saquarema, Marcus continuou o seu treinamento online e nós propusemos a ele um desafio: Gravarmos uma cena de quase 8 minutos livremente inspirada na obra "Memórias do Subsolo" de Fiódor Dostoiévski.



Tudo foi gravado no celular do próprio Marcus e no local onde ele estava isolado. Após várias experiências no modo online, convidamos Marcus para atuar em "Anjos" - peça que foi montada em 2009.


Em "Anjos", Marcus Anoli interpretou 4 personagens ao lado da atriz Sabrina Fortes e, juntos, no final da temporada, alcançamos brasileiros e brasileiras em mais de 10 países.


O que liga as duas experiências é que ambas foram produzidas com a ajuda dos atores, foram executadas de modo 100% online e à distância. "Kappa" foi um grande exercício para o que faríamos AO VIVO mais tarde.


O termo "Kappa", no folclore nipônico, quer dizer "criatura que atrai pessoas para rios e lagos", mas também é o nome de um emoji utilizado entre os usuários do Twitch.TV para representar a ideia de sarcasmo, ironia ou malícia (mesmas características encontradas na dramaturgia de "Anjos"). Devido a popularidade do emoji "Kappa" no Twitch, ela acabou se transformando em meme e passou a ser utilizada em diversos contextos na internet.

Registramos aqui a nossa memória e o nosso agradecimento a todos da equipe e a todos que prestigiaram esse desafio de fazer uma espécie de "cineteatro ao vivo" num aplicativo de comunicações da internet (tudo via Zoom), 1 vez por semana, cumprindo 02 meses de temporada em plena pandemia.

64 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page